terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Críticas Construtivas

Bem vindos ao blog do TugaSystems!

Agradecemos desde já todo o tipo de sugestões, opiniões e informações que possam ser úteis ao desenvolvimento do nosso projecto.
Sintam-se à vontade de partilhar o vosso "Know How" e de comentar no nosso blog!

Obrigado!

3 comentários:

Germano Magalhães disse...

Isto não é uma critica, mas não encontrei outro sitio onde expor o assunto:

Gostaria de saber a vossa opinião sobre um artigo da revista Semana Informática onde pode-se ler que os ERP's restringem a informação dentro da empresa, eliminam a integração com outros sistemas de informação, não permite cruzamento de informação com outras fontes, retirando assim recursos de suporte a decisão.

Francisco Machado disse...

Bom artigo Germano.
Esse artigo veio organizar algumas ideias que eu tinha sobre os pontos fracos dos ERP.
Por isso nem todas as empresas têm a capacidade de se adaptar a esse sistema.
Já tinha concluido que Os ERP's não são para qualquer organização, havemos de estudar uma ou outra empresa que não se deu bem com este sistema.
Gracias Germano

Ricardo Soares disse...

Vou tentar expôr a minha opinião de forma clara:

Sinceramente, não percebo o fundamento do artigo.
1) Os ERP's restringem a informação a nível da empresa. Certamente! Os softwares que existem integram todos os departamentos da empresa, o que permite um maior controlo sobre a cadeia de valores (lucros, gastos, logística, RH, etc...)

2) A questão da integração com outros sistemas e cruzamento de informação já dependem do âmbito do negócio da empresa e dos seus objectivos. Certamente que se se quiser ter uma idéia de qual a tendência do mercado das telecomunicações daqui a seis meses, com base num sistema ERP típico (virado para a cadeia de produção), a análise efectuada poderá ser algo defeituosa.

3) No entanto, o ERP é um sistema modular que pode ser desenhado consoante os objectivos da empresa. Claro que o investimento numa aplicação "personalizada" é algo pesado...

Os argumentos utilizados na comparação com o BI não me parecem convincentes. Não será mais dispendioso investir em 2 soluções (uma de monitorização interna (ERP) e outra de análise de investimentos (BI)) do que integrar um novo módulo de análise num ERP?
Bem, veremos... Esta pergunta fica em aberto.

ps: se os meus colegas quiserem acrescentar/alterar alguma coisa, força!